HISTÓRIAVoltar >

Por volta de 1902, estabeleceram-se onde hoje está localizada a cidade de São João da Urtiga/RS, os primeiros moradores, sendo a maioria descendente de Italianos, vindos dos Municípios de Antônio Prado, Veranópolis, Flores da Cunha, Garibaldi e Caxias do Sul. Posteriormente vieram algumas famílias de Poloneses. A origem do nome do Município prende-se ao fato de um indicativo de terra fértil que era a mata, de onde se sobressaiu a “URTICA DIÓICA” o Urtigão. A comunidade pertencia na época da colonização à Paróquia de São João Batista, de Sananduva, e a grande devoção ao Santo fez com que os moradores erguessem uma capela em sua homenagem, essa pequena comunidade formada passou a denominar-se São João. Com o passar do tempo, houve a demarcação, e os próprios agrimensores ao caminhar pelas matas depararam-se com grande quantidade de Urtigas que se sobressaiam das demais vegetações, o local passou a chamar-se São João das Urtigas, e mais tarde com o crescimento do núcleo Urbano e a estruturação da comunidade, passou a denominar-se oficialmente São João da Urtiga. Nos primeiros dias do mês de junho de 1985, a população de São João da Urtiga, resolveu por em prática seu antigo anseio de emancipação, quando em 14 de junho do mesmo ano elegeu-se uma Comissão emancipacionista. No dia 20 de setembro de 1987, foi realizada a consulta plebiscitaria, onde a população votou pelo SIM da emancipação. Em 08 de dezembro de 1987, foi criado oficialmente o Município de São João da Urtiga, pela Lei Estadual nº 8.448. No dia 15 de novembro de 1988, realizaram-se as primeiras eleições, sendo que em 01 de janeiro de 1989 os eleitos assumiram seus cargos.

Desde os primeiros moradores até os dias atuais, a principal fonte de renda do município é a agricultura, sendo os principais grãos o milho e a soja. Atualmente destaca-se a agricultura familiar, onde pequenos produtores possuem uma produção agrícola diversificada. Além da produção agrícola há a criação de suínos, aves e gado leiteiro, que auxiliam no abastecimento dos frigoríficos da região. O município conta ainda com pequenas indústrias, tais como, fábricas de móveis, ferraria com fabricação de carrocerias, madeireira, agroindústrias, entre outros. Havendo um variado setor comercial.

Mais recentemente o município começou a investir, também, no turismo. Os eventos oficiais do município são a Colina da Canção Gaúcha, que acontece a cada dois anos e a Romaria do Batismo, que acontece na primeira quinzena de janeiro. Uma das atrações turísticas é o próprio relevo, que por suas colinas e vales predominantes proporcionam belas paisagens, bem como o Santuário São João Batista, localizado na Comunidade de São João Baixo.

Dados Populacionais[1]

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH-M) de São João da Urtiga é 0,694, em 2010, o que situa esse município na faixa de Desenvolvimento Humano Médio (0,600 e 0,699). A dimensão que mais contribui para o IDH-M do município é a longevidade, com índice de 0,828, seguida da renda, com índice de 0,702, e de educação, com índice de 0,575.De 1991 a 2010, houve um aumento no IDH-M. Este aumento não aconteceu apenas em nosso município, mas em termos estaduais e federais. O gráfico a seguir, apresenta essa evolução.

[1] Fonte: PNUD/2000

População

A população do município teve nos últimos anos um crescimento demográfico negativo, apresentando uma taxa média anual de -0,42%. Além disso, taxa de urbanização do município teve um aumento de 13,12%. Tais índices refletem à falta de perspectiva no trabalho e o êxodo rural. De acordo com a pirâmide etária do município, entre os anos de 1990 a 2010, podemos verificar uma significativa diminuição no número de habitantes, principalmente na faixa etária dos 20 a 30 anos. Podemos constatar que o número de natalidade diminuiu, durante este tempo. Em contrapartida, houve um aumento no número de habitantes com a faixa etária de 60 ou mais, o que pode significar uma melhora na qualidade de vida da população.